“Le refuge”, de François Ozon

E é então que ninguém compreende como ela deseja levar para a frente a gravidez do homem que morreu, do drogado, do seu companheiro de chuto. Um bebé que pode ser mesmo o fruto da injustiça de eles se drogarem juntos, ele morrer e ela não. Um castigo talvez até.

le refuge 6

Mas, na verdade, eu vou para a frente porque «sou curiosa»: quero saber de quem são os cabelos, de quem são os olhos, como será ele, ou ela! Então a história muda: depois de enterrar o pai, ela muda-se. Procura o refúgio que lhe traga a paz, o local onde possa continuar a ser a mesma, de uma forma mais calma. Mas o irmão dele vem também e tudo se troca: tu quer-lo, como quererias o Louis se ele fosse vivo. Mas Paul é bicha e anda com o Serge. Demasiado complicado, demasiado impossível.

Vamos antes à praia. Esquecer. Ignorar, o desejo que se mostra e te conduz aos caminhos que te fazem dizer, mais do que querias, “Joindre-moi!” [Junta-te a mim].

le refuge 7

Vocês tocam-se, os dois irmãos falsos unem-se, a herança perpassa. Tu foges, o bebé fica ao seu cuidado. Não é uma família feliz, foi a solução possível. Esse amor que se fala é tão irreal. Mas este bebé agora existe, por isso algo restará ainda…

le refuge 2

Anúncios

Sobre Cinema Francês Visto em Português

Já muito se falou e continua e continuará a falar de cinema francês e, nesse sentido, pouco posso acrescentar teoricamente ao que já foi dito. Ainda assim, e porque sou teimosa, e porque gosto realmente muito de cinema francês, esta é a minha tentativa. Desculpo-me então vestindo-me de nietzschiana: "não há a coisa-em-si, há perspectivas", dizia ele. Não há cinema-em-si, há perspectivas. Esta é a minha, muito apaixonada e parcial e do meu "canto" como só assim poderia ser.
Esta entrada foi publicada em François Ozon com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s