“Paris s’éveille”, de Olivier Assayas

Paris não despertou apenas: mostrou-se! Em toda a sua juventude e rebeldia. E a um desconhecido!

Ambos precoces mas ingénuos, cruzaram-se numa relação proibida. Ela até já sabia o perigo: quando a mulher se dá, os homens podem enganá-la, estrangulá-la! Mas porque estava apaixonada, fez sacrifícios, deixou-se ir. Quanto a ele, é forasteiro, não dá contas e quis arriscar. E então estão os dois numa relação condenada.

Os esquemas seguem-se enquanto o rock se dança, os segredos escondem-se e lá se foi a confiança. Os problemas instalaram-se.

Mas, porque acima de tudo, Louise é uma mulher livre, vai tentando arranjar caminhos mais seguros, homens mais carinhosos, vidas mais fáceis. Afinal, ela tinha um futuro promissor à espera e, para o conseguir, até mudou.

Mas, sem querer, o amor volta a levá-la ao lugar original… só que já nada está como era: há mais luz e luxo mas já não é tão acolhedor – «gostava mais como estava antigamente» -, já não é o mesmo. Ela também não, forçosamente! Daqui em diante, seguimos todos caminhos diferentes e «eu já não te amo mais».

No final, todos tivemos direito à nossa oportunidade de sermos o que escolhemos.

Agora desliga a televisão! O teu tempo de antena acabou.

Anúncios

Sobre Cinema Francês Visto em Português

Já muito se falou e continua e continuará a falar de cinema francês e, nesse sentido, pouco posso acrescentar teoricamente ao que já foi dito. Ainda assim, e porque sou teimosa, e porque gosto realmente muito de cinema francês, esta é a minha tentativa. Desculpo-me então vestindo-me de nietzschiana: "não há a coisa-em-si, há perspectivas", dizia ele. Não há cinema-em-si, há perspectivas. Esta é a minha, muito apaixonada e parcial e do meu "canto" como só assim poderia ser.
Esta entrada foi publicada em Olivier Assayas com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s