“Présumé Coupable”, de Vincent Garenq

Disseram-me logo que era um filme pesado. Eu digo-vos o mesmo! Pesado não só pelo tema – pedofilia e pornografia infantil – mas principalmente pela forma.

A injustiça – para os que são mais humanos que técnicos – será sempre aquilo que mais pesará, o fardo mais difícil de ter às costas, aquele que te faz querer pôr a corda ao pescoço e ficar leve para sempre. Porque – não se iludam! – o inferno vive-se cá, e Alain passa em todas as suas etapas.

Nada justificaria que o sistema judicial fosse o começo de todo o lodo corrupto do processo, mas era, na verdade, o principal mentiroso. Manipulou e jogou com interesses, famílias e pessoas e, porque a justiça é sempre aquela cuja voz é mais alta que todas as outras, então destrói-se tudo e não se dá justificações de nada. Mediatiza-se a eficiência e sobe-se na reputação.

É doloroso, é vergonhoso, o homem definha, enlouquece. Contra o poder cruza-se por norma os braços; por causa dele, morre-se. Esteve-se perto! Mas ainda há esperança, não é? Há sempre…uma ponta. Se isto se resolver, podemos recuperar, não é?…

 

…Mas o quê?

P.S.: Creio que as minhas palavras também não façam suficiente justiça ao incrível filme a que me refiro!

Anúncios

Sobre Cinema Francês Visto em Português

Já muito se falou e continua e continuará a falar de cinema francês e, nesse sentido, pouco posso acrescentar teoricamente ao que já foi dito. Ainda assim, e porque sou teimosa, e porque gosto realmente muito de cinema francês, esta é a minha tentativa. Desculpo-me então vestindo-me de nietzschiana: "não há a coisa-em-si, há perspectivas", dizia ele. Não há cinema-em-si, há perspectivas. Esta é a minha, muito apaixonada e parcial e do meu "canto" como só assim poderia ser.
Esta entrada foi publicada em Vincent Garenq com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s