“La pianiste”, de Michael Haneke

Decidi tudo em função da Isabelle Hupert – não me farto de ver filmes com ela. De qualquer forma, este já há muito tempo aguardava sossegado, calado, com consideráveis promessas, mas fez-se esperar… Talvez por serem moderadas as expectativas, foram superadas.

Só para Erika é que nunca nada chega. Nem tentativas descaradas, nem modestos treinos. Tudo – absolutamente tudo! – a repugna e faz bocejar. Pois que é fria e recalca desejos insatisfazíveis. Só Schubert e Schummann ardem lá dentro e trazem o amargo das lágrimas… mas nem tanto!: afinal eles estão mortos e os seus intérpretes humilham-nos ao não entenderem sequer os seus tempos.

Talvez – já que estou rodeada por incompetentes – o melhor seja escrever uma carta. Uma carta com tudo o que é suposto, e até mesmo com o que não é. Nestes casos é importante jogar pelo seguro e, além do mais, o único cérebro verdadeiramente genial aqui é o meu. Protege-lo é importante – assim nem me canso.

Aí vem um louco, percebo-o à distância. «Não me toques, olha-me apenas! Sou eu quem dá ordens.». Que bela oportunidade de fazer deste o meu escravo de perversões.

E quem ama, sempre cede. Daí surge sempre o problema. 1 louco + 1 louco = 1 desastre. Uma chapada na cara, uma facada no peito. AI!…mas a dor ainda não chega! Afinal, vejo-te só mais uma vez e vou-me embora. Rendo-me! Não era realmente isto que eu queria. Adeus!

«Estás a gozar comigo, não estás? Tu és completamente doida!»

Sobre Cinema Francês Visto em Português

Já muito se falou e continua e continuará a falar de cinema francês e, nesse sentido, pouco posso acrescentar teoricamente ao que já foi dito. Ainda assim, e porque sou teimosa, e porque gosto realmente muito de cinema francês, esta é a minha tentativa. Desculpo-me então vestindo-me de nietzschiana: "não há a coisa-em-si, há perspectivas", dizia ele. Não há cinema-em-si, há perspectivas. Esta é a minha, muito apaixonada e parcial e do meu "canto" como só assim poderia ser.
Esta entrada foi publicada em Michael Haneke com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

