“Innocents”, de Bernardo Bertolucci

Não se trata de um filme francês por inteiro – tal como os siameses: meio-francês, meio-inglês (e italiano também, por causa de quem realiza). Mas porque este não é um filme com regras, porque este site também não e porque eu, como o Bertolucci, sou criminosa, vou-vos falar dele na mesma porque ele comigo sussurra em francês.

Matthew pedia uma mudança e deram-lhe revolução. Não aprendeu o francês que queria, ou melhor, não o que esperava. Dois irmãos entraram-lhe de rompante pelo quarto adentro e viram-no nu. Despiram-se também – a revolução pede igualdade e eles odeiam fascistas.

Não! Não me compares com esse filme. Vais perder. Não há filme que se compare. Estamos a fazer um. Neste não há certo ou errado. Há caminho, e fim e, quando descobrirem, suicídio.Até lá, juntemo-nos! – Não!: mais perto! Em cima! Os 3, 1 só.

Duas caixas fechadas, que com a revolução são abertas e estão a sangrar. Amor e sangue. Assim sempre será! Luta sem sangue não há; apenas nos filmes e, mesmo nestes, não se vive a sonhar.

Resta apenas morrer. Quem morre é mais forte. Morrer era afinal a prova de amor. Assim como um filme: para sempre morto, para sempre presente.

Sobre Cinema Francês Visto em Português

Já muito se falou e continua e continuará a falar de cinema francês e, nesse sentido, pouco posso acrescentar teoricamente ao que já foi dito. Ainda assim, e porque sou teimosa, e porque gosto realmente muito de cinema francês, esta é a minha tentativa. Desculpo-me então vestindo-me de nietzschiana: "não há a coisa-em-si, há perspectivas", dizia ele. Não há cinema-em-si, há perspectivas. Esta é a minha, muito apaixonada e parcial e do meu "canto" como só assim poderia ser.
Esta entrada foi publicada em Bernardo Bertolucci com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a “Innocents”, de Bernardo Bertolucci

  1. Já vi tres vezes e das tres algo me escapou, Acho que apela demasiado a minha faceta negra de voyeur para me manter concentrado em alguma mensagem mais subtil…

Deixe uma Resposta

