“36 vues du Pic Saint Loup”, de Jacques Rivette

Estranha e incompreensível história, onde as roulottes andam sempre a mexer, onde eles nunca estão parados e tão pouco falam que não deixam ver o fim. Por isso, para lá chegar, é preciso persegui-los. E ainda bem!: de qualquer forma, eu também não tenho vocação, «eu procuro», «mexo-me» e agora quero ir atrás de vocês.

Mas o circo é feito de rotinas – ou melhor, entradas – que são sempre as mesmas, que metem medo mas que não partem um prato. Só que quando o prato é questionado, então tudo muda: mudam as rotinas, mudam os palhaços, fazem-se cacos e desenterra-se o passado – dois esqueletos assustadores que em novo corpo reencarnam.

Passaram todos a vida à volta da arena porque para entrar nela era precisa muita coragem. Quem estava de fora é que os empurrou para lá. Por isso, agora há que enfrentar as chicotadas e, no fim da primeira, as outras já não doem.

Para o primeiro espectáculo, tive lugar privilegiado; para os que se seguem, não há lugar marcado. Mas por mim não vou a mais nenhum!: agora que já o mudei, não vou querer assistir sempre ao mesmo. Vim apenas dizer adeus, (ainda acreditando que) «talvez nos encontremos um dia na berma de uma estrada deserta»…

(…E aí o circo começará de novo.)

Sobre Cinema Francês Visto em Português

Já muito se falou e continua e continuará a falar de cinema francês e, nesse sentido, pouco posso acrescentar teoricamente ao que já foi dito. Ainda assim, e porque sou teimosa, e porque gosto realmente muito de cinema francês, esta é a minha tentativa. Desculpo-me então vestindo-me de nietzschiana: "não há a coisa-em-si, há perspectivas", dizia ele. Não há cinema-em-si, há perspectivas. Esta é a minha, muito apaixonada e parcial e do meu "canto" como só assim poderia ser.
Esta entrada foi publicada em Jacques Rivette com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

